Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC acompanha Ministro da Cultura de Portugal na sua visita à Kaza Tabanka

Presidente do IPC acompanha Ministro da Cultura de Portugal na sua visita à Kaza Tabanka

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhou ontem a visita do Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, à recém inaugurada Kaza Tabanka da tabanca de Achada de Santo António.

Uma visita que aconteceu no âmbito da cooperação entre Cabo Verde e Portugal no setor da cultura e que tem culminado na efetivação de vários projetos, inclusive da preservação do património imaterial cabo-verdiano.

O titular português responsável pela pasta da cultura manifestou a sua admiração pela envolvência da comunidade não só na salvaguarda da tabanca através da criação da Kaza Tabanka, como de toda a preparação antes, durante e depois tabanca.

“A cultura é tudo isso, é tudo aquilo que nos junta, que nos une nas suas diversas manifestações. E este sincratismo, esta mistura do profano e do religioso é muito interessante e também perdura”.

É nesta senda que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do IPC, tem trabalhado na valorização e salvaguarda da tabanca, com apoios a nível financeiro, suporte técnico na criação de espaços de interpretação e com a preparação do dossier de candidatura desta manifestação cultural a património cultural imaterial da humanidade.

Nesta que foi a ultima atividade de sua agenda, Pedro Adão e Silva fez um balanço muito positivo da sua visita a Cabo Verde, afirmando ter sido uma experiência muito rica e reveladora daquilo que é a diversidade das manifestações culturais, garantindo que o Ministério da Cultura de Portugal está disponível para colaborar com Cabo Verde não só na salavaguarda destas manifestações como pregetá-las para o futuro.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.