Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC acompanha a visita do Ministro da Cultura de Portugal à Cidade Velha Património Mundial

Presidente do IPC acompanha a visita do Ministro da Cultura de Portugal à Cidade Velha Património Mundial

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhou nesta manhã, a visita do Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva à Cidade Velha, Património Mundial.

Na sua breve estadia à Cabo Verde, 09 a 12 de junho, o Ministro da Cultura de Portugal incluiu na sua agenda a visita ao berço da nação cabo-verdiana, sítio onde a história de Portugal e Cabo Verde se cruzam e que hoje podem ser contadas através dos monumentos que resistiram ao tempo.

Visita que teve inicio no Forte Real de São Filipe, lugar que dá as boas vindas a quem chega o sítio e que foi durante anos foi o guardião da cidade. Pedro Adão e Silva pôde verificar as principais intervenções realizadas, mormente a reabilitação do centro interpretativo e o passadiço de acesso no interior do forte. Um projeto do Ministério da Cultura e das Indústrias Criticas que tem como um dos principais focos garantir que todos, sem exceção, tenham acesso à cultura.

A Sé, o Pelourinho, o Centro Cultural, a Rua Banana, a Pousada de São Pedro e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, também fizeram parte do roteiro, com uma pequena apresentação nesta última, onde o ministro português responsável pelo pelouro da cultura teve a oportunidade de constatar as principais intervenções realizadas na capela gótica sito no interior da ermida, que teve o financiamento Cooperação Portuguesa no valor de 50.000 (cinquenta mil) euros.

Pedro Adão teve ainda a oportunidade de conhecer o projeto de musealização das Ruínas de Nossa Senhora da Conceição, cofinanciado pelo Instituto Camões no valor de 15.000 euros, que permitirá a conservação dos vestígios localmente, permitindo assim uma compreensão fidedigna da história e do sítio arqueológico na sua íntegra, bem como inovar as infraestruturas culturais do sítio histórico.

O Convento de São Francisco foi o último monumento visitado. Local onde tem acontecido todas últimas sextas-feiras de cada mês o “Concertos no Convento”. Evento que visa promover não só o monumento histórico, mas também artistas cabo-verdianos.

No final da visita Pedro Adão e Silva mostrou-se muito satisfeito com a dinâmica que se tem criado para Cidade Velha, Património Mundial com projetos geradores de empregos através de politicas de gestão do património cultural enquanto produtos turísticos de excelência que traduzem na melhoria de condições de vida da comunidade.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.