Presidente da República de Portugal visita Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Presidente da República de Portugal visita Igreja de Nossa Senhora do Rosário

O Presidente da República de Portugal, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa visitou esta tarde a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Rebelo de Sousa enquadrou na sua agenda a visita a uma das igrejas mais antigas da África subsariana, construída nos finais do século XV (1495), de um valor histórico imensurável.

Durante a visita que foi guiada pelo Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, foi apresentado o projeto de reabilitação da igreja, no âmbito do Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Patrimoniais, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, financiado pelo Governo de Cabo Verde e coordenado pelo IPC, bem como as intervenções realizadas na capela gótica sito no interior da igreja.

Intervenções que passaram pela correção e consolidação de todas as anomalias existentes, reforço estrutural e escavações arqueológicas.

O Presidente da República Portuguesa diz-se impressionado com a forma como foi realizado o restauro, que permitiu preservar e recuperar todos os traços arquitetónicos da capela gótica, principalmente no que diz respeito à pintura, comparando-a às reabilitações que têm sido executadas nos grandes monumentos históricos a nível mundial.

Um restauro financiado pelo Governo Português, através do Camões Instituto da Cooperação e da Língua e que contou com a colaboração dos técnicos do Instituto Politécnico de Tomar, da Universidade do Aveiro e do CHAM da Universidade Nova de Lisboa.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias