Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente da República de Portugal visita Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Presidente da República de Portugal visita Igreja de Nossa Senhora do Rosário

O Presidente da República de Portugal, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa visitou esta tarde a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Rebelo de Sousa enquadrou na sua agenda a visita a uma das igrejas mais antigas da África subsariana, construída nos finais do século XV (1495), de um valor histórico imensurável.

Durante a visita que foi guiada pelo Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, foi apresentado o projeto de reabilitação da igreja, no âmbito do Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Patrimoniais, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, financiado pelo Governo de Cabo Verde e coordenado pelo IPC, bem como as intervenções realizadas na capela gótica sito no interior da igreja.

Intervenções que passaram pela correção e consolidação de todas as anomalias existentes, reforço estrutural e escavações arqueológicas.

O Presidente da República Portuguesa diz-se impressionado com a forma como foi realizado o restauro, que permitiu preservar e recuperar todos os traços arquitetónicos da capela gótica, principalmente no que diz respeito à pintura, comparando-a às reabilitações que têm sido executadas nos grandes monumentos históricos a nível mundial.

Um restauro financiado pelo Governo Português, através do Camões Instituto da Cooperação e da Língua e que contou com a colaboração dos técnicos do Instituto Politécnico de Tomar, da Universidade do Aveiro e do CHAM da Universidade Nova de Lisboa.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.