Assinalando a etapa final do processo de reabilitação desta imponente infraestrutura hidráulica da ilha de Santo Antão, valorizando a componente turística do espaço, o monumento foi contemplado com melhorias estruturantes de acessibilidade e iluminação. Edificada no século XX, a Ponte Canal é uma das obras mais emblemáticas do património hidráulico de Cabo Verde símbolo da resiliência das comunidades locais e referência arquitetónica no Município da Ribeira Grande.
A última e mais profunda reabilitação alguma vez realizada neste monumento foi realizado no quadro do Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul Coordenado pela UGPE. Gerido pelo Ministério da Cultura, através do IPC esta intervenção, visou devolver a integridade deste monumento, conservando a sua vocação de infraestrutura hidráulica aliando a sua grandiosidade na paisagem como atrativo turístico e cultural do município.



A nova acessibilidade combinada com uma configuração luminosa inovadora confere à ponte uma imponência notável, concedendo-lhe um protagonismo renovado enquanto um dos símbolos mais marcantes da arquitetura hidráulica no país. Financiada pelo Governo de Cabo Verde através do Banco Mundial, no montante de 40.000.000$00 CVE, as obras da Ponte Canal foram inauguradas em julho 2024 reafirmando o seu interesse não apenas como infraestrutura funcional, mas como património vivo, valorizado.
								
