Plano Nacional de reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos

Plano Nacional de reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos

Comemora-se hoje, 18 de abril, o dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob o lema: Património e Clima.

Enquadrado nesta data, falaremos hoje sobre a reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Luz, sito na ilha do Maio, alvos de reabilitação, no âmbito do Plano Nacional de Reabilitação dos Monumentos Históricos e Religiosos coordenado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural e financiado pelo Governo de Cabo Verde.

Igreja de Nossa Senhora da Luz – Ilha do MaioEstima-se que a construção da Igreja de Nossa Senhora da Luz, ilha do Maio foi concluída em 1872, século XIX. Trata-se da igreja matriz da ilha, sendo a mais emblemática e de grande interesse histórico e patrimonial, tendo sido comtemplada pelo Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades, PRRA, financiado pelo Governo de Cabo Verde no valor de 32 mil contos.

A reabilitação da ermida passou pela substituição da cobertura (telha marselha), iluminação, piso (madeira e mármore), carpintaria, altar e ambão; Pela ampliação lateral; Introdução do som; Reestruturação do saneamento líquido (rede de esgoto); Pintura e ornamentação interior e exterior.

A igreja de Nossa Senhora da Luz é hoje o cartão postal e um ponto de paragem obrigatório para quem visita a ilha do Maio.

Partilhar
Últimas Notícias

DIA MUNDIAL DO TURISMO

Comemora-se hoje o dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema “Repensando o Turismo”, onde a Organização Mundial do Turismo faz um apelo a