Arrancaram em setembro de 2023, os trabalhos para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Cidade Velha, Património Mundial, um projeto delineado no quadro do plano de Gestão da Cidade Velha, horizonte 2022 coordenado pelo IPC em articulação com o INGT e a CMRGS.
O plano, a ser concluído em 10 meses, é um Projeto financiado pelo Governo de Cabo Verde no quadro do financiamento do Banco Mundial para o Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul. Este instrumento de gestão territorial tem como principal objetivo promover a preservação do Sítio Histórico identificando soluções para a preservação do seu Valor Universal Excecional e as necessidades de desenvolvimento tão almejadas pela comunidade local.
A implementação do Plano de Salvaguarda representa um marco inédito em mais de 30 anos desde a classificação do Sítio como Património Nacional (1990) e 14 anos como Património Mundial (2009). Paralelamente estão em curso projetos estruturantes de melhoria da paisagem urbana histórica, acessibilidade, lazer e atividades turísticas e experiência para a comunidade residente e visitante.
O montante global de 1,520,000 US será destinado a esses esforços, impulsionados pelo Plano Operacional do Turismo e pelo Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul.
Este vídeo sintetiza os trabalhos de terreno realizados que culminaram na elaboração do diagnóstico e caracterização do Sítio a que se segue a elaboração das propostas de ações no quadro do Plano de Salvaguarda.