Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Participação de Cabo Verde no Workshop da UNESCO para Avaliação das Diretrizes do Património Mundial na África Ocidental.

5

Durante o encontro de dois dias, que juntou pontos focais dos Estados Membros da Convenção e os pontos focais dos Sítios Património Mundial, foi submetido o questionário sobre a avaliação da implementação das políticas públicas nos domínios do Património na região da África Ocidental

No caso de Cabo Verde este questionário traduz uma visão alargada e transversal sobre as politicas nacionais para a proteção e valorização do Património sob as diretrizes da Convenção do Património Cultural e Natural.

Esta avaliação assenta-se em 5 grandes objetivos do Plano de Ação Regional 2021-2027:

1. Reforço da representatividade e credibilidade da lista do Património Mundial em África;

2. Melhorar a gestão e conservação eficaz e a promoção do Património Mundial;

3. Desenvolver a capacidade de conservação, de gestão e promoção do Património Cultural e Natural;

4. Reforçar a educação, comunicação e a sensibilização sobre o Património Mundial;

5. Reforçar a mobilização das comunidades e partes interessadas para gestão eficaz do Património Mundial.

Durante o encontro foi feita a apresentação do Programa de Mentoria para o Património Cultural e Natural da UNESCO, em que o Arquiteto Adalberto Tavares é um dos beneficiários. O Programa junta 20 profissionais do Património em África, sendo 10 na categoria de bens culturais e 10 na categoria de bens naturais, orientados por 10 mentores em diferentes países.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.