As obras de reabilitação do ex edifício da Alfândega Velha, ilha da Boavista encontram-se na sua fase final, com a colocação de tetos e iluminação embutida, restauro das portas e janelas, recolocação do piso interior após tratamento, construção de casa de banhos com rampas de acesso para as pessoas portadoras de deficiência locomotora, colocação de piso cerâmico nas salas principais e recolocação do alpendre na fachada principal.
A reabilitação do edifício histórico tem como objetivo é resolver as patologias de degradação do edifício e garantir as condições adequadas para a instalação do museu de arqueologia da Boavista.
Um projeto visa, para além de proteger, valorizar e divulgar o legado arqueológico da ilha, criar novos espaços de interpretação que contribuam para a diversificação da oferta turístico-cultural da ilha.
A intervenção conta com parte do financiamento do Projeto Margullar2 no quadro do Programa MAC 2014-2020 de que Cabo Verde é beneficiário e ainda com o financiamento do Governo de Cabo Verde através do Plano Operacional do Turismo – POT.
Um Programa do Governo delineada para responder aos desafios da diversificação da oferta turístico cultural ancorado nas perspetivas de desenvolvimento sustentável, preservação dos recursos naturais, culturais, patrimoniais e humanos do país, como sendo a mais valia para a construção de um produto turístico resiliente, em todas as ilhas e municípios do país.
Há que realçar que as obras de reabilitação do ex edifício da Alfândega Velha conta com a parceria da Câmara Municipal da Boavista.