O programa de Governo da presente legislatura preconiza como um dos seus objetivos políticos consolidar as instituições públicas do Estado, garantir o direito à cultura, à criação e fruição cultural, defender e valorizar o património cultural.
Assim, as estratégias de investimento no sector da cultura devem contribuir para “dotar Cabo Verde de uma rede representativa de museus, monumentos e centros interpretativos em todas as ilhas como valorização do seu património imaterial e potenciação da ligação com o turismo sustentável”.
Estes projetos propõem ainda contribuir para melhorar o índice de competitividade do destino, minimizando as fragilidades apontadas a nível da oferta de bens culturais.
Por isso, a dinamização de estruturas museológicas dentro do conceito Museus de Cabo Verde irá contribuir de forma decisiva para a diversificação da oferta cultural, a melhoria da competitividade do país, particularmente no segmento do turismo cultural, o sector que mais cresce a nível mundial segundo dados da OMT.
O Museu de São Filipe é, neste quadro, um dos projetos prioritários, cujo investimento anunciado na Diretiva de Investimento Turístico (DIT) para o período 2022-2026 (resolução nº 12/22, de 14 de fevereiro) é da iniciativa do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e indústrias Criativas, em parceria com a Camara Municipal de São Filipe.
Com vista a dar seguimento à montagem do projeto final entregue à infraestruturas de Cabo Verde nas próximas semanas, estão na Ilha do Fogo a técnica da Direção dos Museus do Instituto do Património Cultural, Aleida Aguiar e o Arquiteto Ricardo Ortet, entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho.
Para além da intervenção arquitetónica no edifício, este investimento do Governo no valor de oito mil e oitocentos contos, incidirá sobre a componente museográfica do novo Museu da Cidade de São Filipe, que deverá traduzir toda a riqueza cultural, material e imaterial, da cidade e das suas gentes, desde os primórdios da ocupação da ilha, passando pela dinâmica produtiva, social e cultural que lhe é singular.
O novo projeto museográfico integrará uma grande diversidade de conteúdos em suportes modernos e interativos e que devem contribuir para que o Museu da Cidade de São Filipe seja um espaço privilegiado e lazer para quem vista a cidade.