Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

“Não reabilitamos apenas o edifício, reabilitamos a alma do lugar, da povoação”

“Não reabilitamos apenas o edifício, reabilitamos a alma do lugar, da povoação”

A população de Povoação Velha, na ilha da Boa Vista, recebeu oficialmente, a sua “Grejóna” completamente reabilitada.

A cerimónia de entrega das chaves à Diocese do Mindelo aconteceu neste sábado, 12 de março, num ato do Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

A reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição foi enquadrada no Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade, PRRA, no eixo IV – Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural (IPC), e financiada pelo Governo de Cabo Verde.

“Quando se reconstrói uma capela com tanto valor histórico e patrimonial, e se traça um programa tão abrangente de reabilitação e reconstrução do património histórico e cultural, está-se, de certa forma, a reconstituir a alma de toda uma nação.

Esta capela é diferente da que encontramos devastada em ruínas provocado pelo furacão Fred. Fizemos uma obra de fundo, construímos um novo alicerce, e a tornamos mais resiliente”, declarou o governante.

A Capela de Nossa Senhora da Conceição foi construída por volta de 1822 em honra a Mãe de Deus, tendo substituído uma antiga que datava 1860. Popularmente é conhecida de Grejóna e segundo relatos de moradores locais, esta foi mandada construir pela família Tavares de Sal-Rei. “Não reabilitamos apenas o edifício, reabilitamos a alma do lugar, da povoação”, afiançou o governante.

A entrega da capela à comunidade contou com a presença do presidente do IPC, Dr. Hamilton Jair Fernandes, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça e equipa camarária, e do pároco local, Manuel Évora.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.