Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

“MUSEUM WEEK”

“MUSEUM WEEK

A Museum Week é um evento cultural global que ocorre anualmente nas redes sociais, com o objetivo de promover e celebrar os museus ao redor do mundo.

Esta iniciativa é organizada pela “Culture for Causes Network”, uma organização oficial francesa sem fins lucrativos e apoiado pela UNESCO que, durante uma semana artistas, museus, bibliotecas, galerias, arquivos, feiras de arte, fundações e todas as instituições culturais do mundo compartilhem conteúdos nas redes sociais, utilizando hashtags específicas relacionadas a cada dia temático.

O Instituto do Património Cultural irá fazer parte deste evento falando sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Mundial da Segurança Alimentar e sobre o Dia Mundial dos Oceanos.

Uma participação que permitirá aos museus de Cabo Verde promover o seu rico património cultural, além de estabelecer conexões com outras instituições culturais ao redor do mundo.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Comemora-se hoje, dia 05 de junho, o dia Mundial do Meio ambiente.

Neste dia queremos relembrá-lo a nossa responsabilidade em proteger e preservar o ambiente natural de Cabo Verde.

Os museus e as instituições culturais têm desempenhado um papel fundamental na conscientização e educação ambiental.

O IPC através dos Museus de Cabo Verde tem trabalhado na sensibilização, nas ações que tem desenvolvido (colónias de férias, feiras e palestras nas escolas), sobre a relação que existe entre as alterações ambientais significativas, mormente, mudanças climáticas, degradação dos ecossistemas e poluição, e a preservação do património natural e dos sítios históricos.

Uma abordagem necessária numa altura em que se tem discutido sobre a vulnerabilidade do património em toda sua dimensão, desde desaparecimiento de comunidades e da sua cultura local, a sítios arqueológicos e monumentos ameaçados pelas elevadas temperaturas, pela seca, por inundações costeiras e fluviais, e a consequente erosão acelerada de estruturas.

Neste sentido, torna-se vital que se unam esforços, desde organizações internacionais, estatais e comunitárias sobre o dever de cada um em empreender esforços de mitigação e adaptação na salvaguarda do património natural e cultural.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.