Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

MUSEUM WEEK – DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA ALIMENTAR

MUSEUM WEEK - DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA ALIMENTAR

Dando continuidade à semana dedicada ao Museum Week, um evento cultural global que ocorre anualmente nas redes sociais, com o objetivo de promover e celebrar os museus ao redor do mundo.

Hoje, dia mundial da segurança alimentar, destacamos sobre a cozinha cabo-verdiana. Uma fusão de sabores e culturas, influenciada pela África, Portugal e outros países que deixaram sua marca nessas ilhas também através da culinária.

O milho está na base da alimentação cabo-verdiana e junto com a atividade pescatória tem desempenhado um papel fundamental na nossa dieta.

Além destes, as frutas tropicais como banana, papaia e manga são abundantes em Cabo Verde, trazendo frescor e doçura aos pratos.

E para analtecer a riqueza da nossa gastronomia, o Instituto do Património Cultural através do Museu do Mar, tem trabalhado na promoção do mar, não só pela sua importância da construção da história do país e da identidade do povo cabo-verdiano, mas também como fonte de rendimento de muitas famílias cabo-verdianas.

Igualmente, no Museu Etnográfico da Praia podemos encontrar um acervo rico em espólios que retratam as principais atividades económicas tradicionais do país entre as quais, a agricultura, a pecuária, a pesca, a cestaria e a olaria, que para além de estarem associadas à categorias das atividades económicas, expõe também categorias alusivas à casa e cozinha tradicional.

Lembremos da importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva, celebrando a riqueza gastronómica de Cabo Verde e promovendo a sustentabilidade em nossos hábitos alimentares.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.