Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Museu do Campo de Concentração do Tarrafal recebe visita do Ministro da Cultura de Portugal

Museu do Campo de Concentração do Tarrafal recebe visita do Ministro da Cultura de Portugal

O Museu do Campo de Concentração do Tarrafal recebeu nesta manhã a visita do Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva e sua comitiva.

Património histórico de memória coletiva entre Cabo Verde, Portugal, Angola e Guiné no combate à ditadura e ao colonialismo.

O titular português responsável pela pasta da cultura pôde perceber in loco o contexto de funcionamento do Campo, sob a exida do regime salazarista onde predominou hediondo práticas ideológicas de aprisionamento de toda e qualquer liberdade que se opusesse ao regime.

Ao todo foram trezentos e quarenta presos políticos portugueses entre (1936 a 1954), onde trinta e dois (32) padeceram ainda no e vinte (20) no espaço de dois anos após abandonarem o “campo da morte lenta”.

No final da visita ficou o compromisso da participação de Portugal nas comemorações do cinquenta (50) anos do encerramento do Campo de Concentração do Tarrafal em 2024, com um momento de evocação e homenagem partilhada com os ex presos de diferentes nacionalidades sobreviventes dos ditames do regime bem como todo o suporte técnico para candidatura do património histórico a património da humanidade.

“Estamos inteiramente disponíveis para colaborar com Cabo Verde nas várias dimensões que tem a ver com a musealização, com a preservação do património e também pela conservação da memória no combate pela democracia e combate pela independência.”

A visita foi presidida pelo presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, e pela Diretora dos Museus Ana Samira Silva Baessa.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.