O Ministro da Cultura de Angola, Filipe Zau, que está em Cabo Verde a convite do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, foi conhecer, na manhã desta terça-feira, 11 de março, a experiência do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima, sito no Concelho de Santa Catarina de Santiago.
O Centro Interpretativo de Olaria de Fonte, um projeto almejado pelas oleiras da respetiva comunidades, foi inaugurado em julho de 2024.
A estrutura onde as oleiras trabalhavam, anteriormente, não possuía as condições necessárias para a produção e atração de visitas e clientes.



As obras de reabilitação do espaço, antes de um cômodo, foi equadrado dentro do projeto de valorização da Olaria de Fonte Lima, levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, sob a coordenação do Instituto do Património Cultural, numa parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina.
A olaria em Fonte Lima é representado, essencialmente, por mulheres fortes e determinadas que encontraram no barro uma fonte de rendimento.
Sendo assim, o projeto de valorização desta arte integra todo o saber fazer, mas também as mulheres oleiras daquela localidade.
O Ministro da Cultura de Angola ficou muito satisfeito ao conhecer o espaço e a história destas mulheres.







