Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Lançamento do Livro “Memória em Pedra”

290312508_406913054809804_184853013631944941_n

Aconteceu hoje, 24 de junho, no Centro Cultural da Cidade Velha, o lançamento do livro “Memória em Pedra” de Konstantin Richter e Rui Carita.

Um evento que foi presidido pelo presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, sendo a obra apresentada pelo autor Rui Carita.

“Memória em Pedra” é um trabalho organizado como roteiro histórico e cultural da primeira cidade crioula construída de raiz nos trópicos, com base nos trabalhos arqueológicos e de prospeção subaquática efetuados nos últimos anos e que justificaram a sua inscrição como património edificado pela UNESCO em 2009.

Financiado pela MAC-INTERREG, a obra debruça sobre a Cidade Velha, património mundial, numa viagem pelo património e pela história – da arquitetura ao urbanismo, de arquitetura religiosa à civil e residencial.

Resultado de 15 anos de pesquisa sobre as novas sociedades atlânticas da época moderna, com particular destaque para o povoamento do arquipélago de Cabo Verde no advento das Grandes Navegações, a obra convida os leitores ao conhecimento e à compreensão do longo trajeto histórico, documental e explicativo, editado no âmbito do projeto MARGULLAR.

Ainda, o livro reflete o valor do património natural e da paisagem edificada, em permanente diálogo com o potencial dos ativos culturais passiveis de se constituírem como produtos turísticos, a exemplo da arqueologia subaquática, refletindo contrastes e múltiplos matizes da paisagem humana e cultural desta Região que é a Macaronésia – e é com a singularidade de Cabo Verde.

Infelizmente, Konstantin Richter, um dos autores do livro, faleceu antes da publicação da obra, tendo sido feito uma homenagem ao mesmo durante a sua apresentação.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.