Editado pelo IPC, no âmbito das celebrações dos 50 anos do encerramento do Campo de Concentração do Tarrafal e dos 50 anos do 25 de Abril, a obra de Nélida Brito oferece uma profunda reflexão sobre a segunda fase de funcionamento do Campo de Concentração do Tarrafal, resgatando a memória dos antigos presos políticos de Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau.
O livro é o segundo trabalho da autora sobre este tema, sucedendo “Tarrafal na Memória dos Prisioneiros (1936-1954)”, publicado em 2006, que se dedicou à I fase do Campo.
A apresentação do livro foi conduzida pelo Doutor Nardi Sousa, que enalteceu a relevância histórica do trabalho de Nélida Brito e seu contributo para a preservação da memória e a compreensão dos eventos que marcaram aquela época.
O evento reuniu historiadores, estudiosos e interessados na história contemporânea de Cabo Verde, proporcionando um espaço de discussão e reflexão sobre o legado do Campo de Trabalho de Txon Bom.
O Livro está à venda na sede do IPC e nos Museus geridos pelo IPC, nomeadamente o Museu do Campo de concentração do Tarrafal.