Jornadas do Património Arqueológico na Macaronésia reforçam colaboração internacional

IMG-20241210-WA0072

O Instituto do Património Cultural participa nas Jornadas de “Arqueologia e Património Cultural em Entorno Tropical”, que decorrem entre os dias 9 e 13 de dezembro, em Vitória-Gasteiz, País Basco, Espanha. O evento reúne especialistas de várias regiões, promovendo a troca de experiências sobre a gestão e valorização do património arqueológico. O IPC está representado por Ângela Almeida, Diretora dos Monumentos e Sítios, e Adérito Tavares, Técnico Coordenador do Museu de Arqueologia da Praia, que apresentam as suas intervenções sobre “Monumentos e Sítios” e “Museus e Coleções”, respetivamente.

Durante as jornadas, foram apresentados resultados preliminares de estudos arqueológicos realizados em Cabo Verde, incluindo investigações conduzidas pela Universidade dos Países Baixos e pela Universidade Nova de Lisboa, que oferecem novas perspetivas sobre a Cidade Velha. Também foram divulgados avanços em arqueometria pela Universidade do País Basco e trabalhos de levantamento topográfico realizados na Cidade Velha, reforçando a importância da tecnologia na preservação do património.

Esta participação do IPC insere-se na parceria com a Universidade do País Basco, que recentemente liderou uma campanha arqueológica na Rua da Banana, na Cidade Velha.A troca de conhecimentos e os resultados desta colaboração têm contribuído para uma melhor compreensão do património cabo-verdiano e para a consolidação de Cabo Verde como um ator relevante na arqueologia e gestão de patrimónios tropicais.

Partilhar

Cimboa para o Desenvolvimento Sustentável

No âmbito do Projeto “Cimboa para o Desenvolvimento Sustentável”, financiado pela União Europeia através do programa PROCULTURA, com financiamento de 36.911€, a Direção do Património