Últimas Notícias

IPC reúne com a Rede Parlamentar – População e Desenvolvimento

ipc

O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Património Cultural, Dr. Hamilton Jair Fernandes, e sua equipa, Diretora dos Museus, Ana Samira Silva e o Diretor dos Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, reuniu-se com a Rede Parlamentar – População e Desenvolvimento, representada pelo Deputado José Soares, acompanhado da Dra. Suzete Moniz.

O encontro teve como objetivo a apresentação da proposta de projeto “7 patrimónios imóveis de Cabo Verde”. Projeto este, da autoria da Rede Parlamentar – População e Desenvolvimento, onde a finalidade é promover e divulgar, em parceria com o instituto, Câmaras Municipais e ONG´s, os bens patrimoniais de Cabo Verde.

Para o Presidente do IPC a proposta é oportuna, porque acaba por coroar os ganhos que o sector tem tido, instigando à participação cidadã, através de concursos, publicações e outros meios a identificar. Por outro lado, colocaria à disposição dos outros sectores os recursos endógenos do território, nomeadamente o Turismo, Educação e Ordenamento do Território, possibilitando assim uma gestão mais sustentável e equilibrada dos mesmos, em prol do desenvolvimento harmonioso. Isto num momento em que o país depara com a necessidade de dinamizar o turismo interno, diversificando a oferta.

Por seu lado, o Deputado José Soares ao fazer uso da palavra, considerou ideal o momento para a parceria que se prevê, tendo em conta duas ferramentas sumamente importantes, disponibilizadas pelo Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, através do IPC, no caso o novo Regime Jurídico do Património Cultural e o Inventário Nacional do Património Cultural Imóvel. Este ultimo servirá de base para escolha dos bens localizados nos territórios municipais, regionais e nacional.

No final do encontro ficou o compromisso de que o Instituto do Património Cultural e a Rede Parlamentar para a População e Desenvolvimento constituirão uma equipa conjunta para a melhor conceptualização da proposta apresentada e sua posterior operacionalização.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias