Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC reúne com a CMS

IPC reúne com a CMS

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa, reuniu-se ontem com o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes e sua equipa.

Na ordem do dia esteve a discussão dos projetos do Museu Nacional e do Centro Interpretativo das Salinas de Pedra de Lume.

Projetos inscritos na Diretiva de Investimentos do Turismo horizonte 2026, cujo objetivo não é apenas dinamizar o sector nesta ilha que é o principal polo turístico do país, com uma taxa de ocupação que ronda os 60%, mas também diversificar a oferta local mirando novos nichos do mercado, mormente, o turismo cultural.

O Museu Nacional, que será edificado a partir da reabilitação do edifício que alberga atualmente o Museu do Sal, retratará a história e a cultura do país e será também um centro de pesquisas focalizado no património, sua valorização, preservação e promoção.

Igualmente, o Centro Interpretativo das Salinas de Pedra de Lume é concebido na lógica da interpretação patrimonial do sítio património nacional em todas as suas vertentes de forma apelativa, lúdica e inovadora, permitindo potencializar o sítio enquanto património e recurso turístico. Será um espaço para e da comunidade.

Para a efetivação destes e outros projetos ligados ao setor turístico na ilha do Sal o Governo de Cabo Verde canalizou, para os próximos quatro anos, cerca de oitocentos e oitenta e sete milhões de escudos (887.000.000$). Segundo os dados do terceiro trimestre de 2021, o número de hóspedes e de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros do país variaram positivamente, 1.180,7% e 2.094,9%, cerca de 13 e 22 vezes mais, respetivamente, face ao mesmo período de 2020, sendo a ilha do Sal responsável por 53,6% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros.

Os investimentos na ilha são necessários e urgentes numa altura em que se assiste à retoma gradual do turismo, um dos principais eixos de desenvolvimento sustentável com efeitos macroeconómicos importantes, sobretudo, no Produto Interno Bruto (PIB).No final do encontro ficou o compromisso do IPC apresentar o draft do projeto do Museu Nacional nas próximas semanas e da parte da edilidade local a cedência do terreno para a edificação do Centro Interpretativo das Salinas de Pedra de Lume.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.