O Instituto do Património Cultural (IPC), em colaboração com a Cooperação Espanhola (AECID), irá implementar, no segundo semestre do ano, um ciclo de formações destinadas a fortalecer as competências técnicas dos profissionais do sector do Património Cultural e dos Museus. Suportado pelo Programa ACERCA – Capacitação para o Desenvolvimento no Sector Cultural, esta iniciativa abrange 4 formações distintas e prioritárias no quadro do programa de proteção e valorização do Património Histórico e Cultural
1- Arqueologia Subaquática,
2- Gestão do Património Cultural em contexto de mudanças climáticas e riscos,
3- Inventário E digitalização de acervos,
4- Acessibilidade em museus
A iniciativa visa dotar os técnicos das instituições culturais de ferramentas, metodologias e conhecimentos atualizados que respondam aos desafios contemporâneos da salvaguarda, valorização e gestão sustentável do património.
As áreas formativas foram orientadas por uma visão estratégica integrada do sector cultural. A arqueologia subaquática, por exemplo, exige a continuidade na capacitação para a identificação, registo e conservação do património submerso na sequência do I Chantier Ecole em Arqueologia Subaquática realizado em junho de 2024.
A formação em Gestão do Património e mudanças climáticas pretende contribuir para o processo da candidatura em curso do Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial, respondo à crescente exposição dos bens culturais a fenómenos ambientais adversos. Complementarmente, as formações em inventário e digitalização de acervos e Acessibilidades aos Museus tem por objetivo modernizar os processos de documentação e garantir a que os museus sejam instituições de acesso universal, conforme a nova definição adotada pelo ICOM, em agosto de 2022.
A parceria com a Cooperação Espanhola, por meio do Programa ACERCA, representa um investimento estratégico na qualificação dos recursos humanos e no fortalecimento das políticas culturais alinhadas com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.