Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC recebe Financiamento de 20 000 USD da Unesco Dakar

IPC recebe Financiamento de 20 000 USD da Unesco Dakar

Cabo Verde foi um dos 8 paises selecionados para beneficiar do projeto “Repensando as Políticas em Prol da Criatividade e da Liberdade Artística”, financiado pela UNESCO através da Agência Sueca de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (SIDA).

Provocar desenvolvimentos positivos nos sistemas de governação a favor da criatividade que pode beneficiar os setores culturais e criativos; contribuir para a construção de sociedades inclusivas justos e pacíficas, promovendo as liberdades fundamentais, a diversidade cultural, a igualdade de género e educação para a cidadania global, são os objetivos que norteiam esse projeto.

Assente nesses princípios, o Instituído do Património Cultural propõe implementar o financiamento ainda no primeiro semestre de 2024. Do projecto constam ações de capacitação, trabalhos de terreno para recolha sistemática de informações, dados de boas práticas, culminando com a submissão do relatório periódico por parte de Cabo Verde à UNESCO, sobre a situação das Indústrias Criativas e da implementação da Convenção sobre a Diversidade Cultural de 2005.

A Convenção da UNESCO de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais foi adotado por Cabo Verde em 2021 e tem no cerne o encorajamento aos Estados Partes na formulação e implementação de políticas e medidas para apoiar a criação, produção, distribuição e acesso a atividades, bens e serviços culturais.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.