Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC recebe Diretor de Monumentos e Sítios e Chefe de Divisão do Património Subaquático do Senegal.

IPC recebe Diretor de Monumentos e Sítios e Chefe de Divisão d Património Subaquático do Senegal.

No quadro da parceria para o reforço das capacidades e partilha de experiências para a valorização do Património Cultural, a equipa diretiva do IPC recebeu a visita do Diretor dos Monumentos e sítios e chefe da Divisão do Património Subaquático do Senegal, Seydou Kane.

O momento foi de troca de informações sobre os vários projetos em curso, em cada um dos países, perspetivando a partilha de experiências e o desenvolvimento de projetos conjuntos para a valorização do Património Imaterial da Diáspora dos dois países.

Neste particular, falou-se da possibilidade de conexão do passado histórico comum, através da reconstrução do roteiro que ligou Cidade Velha à Ilha senegalesa de Goreé e o Centro Protegido de Saint-Louis, por forma a criar uma narrativa que descreve todo o circuito do trafico de escravos na região. Ainda, foi considerada a possibilidade de realização de estudos comparativos entre os sítios do Património Mundial acima referenciados.

Esteve também, no centro das reflexões, a apropriação dos elementos culturais pelas comunidades e projetos que podem ser desenvolvidos para valorizar estas experiências a luz dos principios das convenções do Património Cultural, particularmente na tangente à construção da Paz e da Tolerância.

O encontro culminará com visitas às diferentes estruturas do IPC, nomeadamente os Museus na Cidade da Praia.

Partilhar

Chantier-École Internacional -Santiago 24

Cidade Velha, acolhe no quadro dos 15º aniversário da sua classificação a Património Mundial o primeiro Chantier-École Internacional de Arqueologia Subaquática, entre os dias 1