Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC Recebe Delegação do Banco Mundial

IPC Recebe Delegação do Banco Mundial

Esta visita realizado no quadro das consultas às várias instituições nacionais teve como objetivo conhecer o quadro institucional do IPC no quadro das suas atribuições e a forma como estas ações se articulam com outros planos de programas da gestão de riscos ambientais e sociais.

O foco da avaliação foi verificar se o IPC possui um quadro legal consistente com o Quadro Ambiental e Social (ESF). Durante a visita, a delegação procurou ainda, compreender as perspetivas das comunidades contempladas com os projetos sob a gestão do IPC, de entre as quais o Centro Interpretativo Da Salina de Pedra de Lume, o Museu do Mar em São Vicente, o Projeto de Requalificação Urbana e Ambiental da Cidade Velha, e o Plano de Salvaguarda da Cidade Velha.

De ressaltar que Cabo Verde foi escolhido pelo Banco Mundial como país piloto para essa análise, que busca identificar a consistência entre as políticas ambientais nacionais, as instituições, leis, regulamentos e procedimentos de gestão social com o Quadro Ambiental e Social (ESF). Essas informações serão fundamentais para a preparação e implementação de futuros projetos financiados pelo Banco.

Esta avaliação não apenas fortalece a posição de Cabo Verde como referência na implementação de práticas sustentáveis, mas também destaca o compromisso do país em alinhar-se com padrões internacionais. A gestão eficaz desses aspetos não apenas impulsiona o desenvolvimento socioeconômico, mas também contribui para a preservação do património cultural e ambiental, garantindo um impacto positivo e a longo prazo.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.