O Instituto do Património Cultural e o Instituto do Arquivo Histórico Nacional reuniram-se recentemente com a organização Kriolish, uma entidade, criada por iniciativa da diáspora Cabo-verdiana nos EUA e que se dedicada à promoção da língua cabo-verdiana, com particular enfoque na sua utilização nas comunidades na diáspora.
Durante o encontro, a Kriolish, representada por um dos seus responsáveis, Suely Neves, apresentou as várias ações que a organização pretende desenvolver neste domínio, destacando o dicionário online de expressões em Crioulo, que será uma ferramenta útil à diáspora que tem na língua Cabo-verdiana um dos elementos identitários mais importantes.
O encontro teve como propósito a exploração de possíveis parcerias estratégicas, sublinhando o potencial do projeto como uma ferramenta indispensável para a salvaguarda e valorização da língua cabo-verdiana. Tanto o IPC como o IAHN, manifestaram a sua total disponibilidade para colaborar com a Kriolish, particularmente no tocante ao contexto histórico e cultural da língua Cabo-verdiana.
As entidades pretendem trabalhar num futuro protocolo de cooperação que abranja outras ações tendentes a promover a valorização da Língua Cabo-verdiana enquanto elemento central do nosso Património Imaterial e veículo através do qual outras manifestações e práticas culturais vem sendo transmitidas de geração em geração.