IPC dá início ao processo de socialização do PETC, do Estudo-diagnóstico e da Proposta do Roteiro Turístico e Cultural para a região Santiago Norte

PC dá início ao processo de socialização do PETC, do Estudo-diagnóstico e da Proposta do Roteiro Turístico e Cultural para a região Santiago Norte

A Diretora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas e o antropólogo e técnico do Instituto do Património Cultural Humberto Lima, deram início à socialização do Roteiro Turístico Cultural, para a região Santiago Norte, com as Câmaras Municipais.

O projeto foi apresentado às edilidades de São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e do Tarrafal de Santiago.

Criado a partir do Plano Estratégico do Turismo Cultural (PETC), iniciado em 2019, o Roteiro Turístico-cultural surge após uma inventariação dos recursos potenciais (naturais e culturais) existentes em cada município, com o propósito de promovê-los como novas ofertas de produto turístico cultural.

Para tal, foi necessário todo um estudo-diagnóstico a nível do património imóvel, imaterial e de museus, que permitiu num primeiro momento, fazer o levantamento dos “ex-libris” de cada concelho.

A socialização surge da necessidade de criar parcerias institucionais, visando o sector estratégico tanto no processo contínuo de identificação das ofertas culturais, como na preparação de todas as estruturas (físicas e humanas) necessárias para a dinamização do turismo cultural na Região de Santiago Norte.

É assim dando seguimento ao projeto, em colaboração com o concelho de Santa Cruz foi efetuado um inventário exaustivo nesse concelho que serviu como experiência piloto.

Durante a referida socialização que certamente dará uma nova roupagem e dinâmica aos concelhos, o antropólogo do IPC realçou a importância de um “djunta mon” entre o instituto, as Câmaras Municipais e todos os parceiros e agentes que trabalham direta ou indiretamente na oferta e promoção turística.

As edilidades por sua vez mostraram totalmente engajadas e dispostas a canalizar todos os recursos disponíveis, financeiros e humanos, neste que consideram um projeto que para além de promover o desenvolvimento da economia local e consequentemente a melhoria das condições de vida das famílias, colocará os seus municípios no mapa do turismo cultural.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias

Contador de estórias na Escolas

Enquadradas nas atividades alusivas ao mês da Cultura e das Comunidades, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural