Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC dá início à implementação do projeto de musealização das Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPC dá início à implementação do projeto de musealização das Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

O Instituto do Património Cultural deu início ontem, 29 de agosto, á implementação do projeto de musealização das ruínas de Nossa Senhora da Conceição sito na Cidade Velha, Património Mundial.

As intervenções passarão pela construção das partes dos murros em falta e dos degraus à semelhança dos existentes; Calcetamento de todo o piso ao redor da ruína; Fornecimento e assentamento do corrimão em pilaretes de madeira, dos bancos, das lixeiras, das escadas em madeira mognos e estrutura metálica e da jora; Execução, ligação e montagem de toda a instalação e rede elétrica incluindo os candeeiros, das sinaléticas e dos painéis informativos.

A musealização das ruínas da ermida dará uma nova abordagem na gestão da Cidade Velha Património Mundial, seguindo as recomendações da UNESCO, segundo a qual, é desejável um melhor equilíbrio entre a conservação do património histórico e o desenvolvimento urbano, valorização do espaço natural e ambiental, com vista a contribuir para melhorar a qualidade de vida e sentido de pertença dos residentes e visitantes.

Igualmente, o projeto irá permitir a conservação dos vestígios localmente, permitindo assim uma compreensão fidedigna da história e do sítio arqueológico na sua íntegra, bem como inovar as infraestruturas culturais do sítio histórico, gerar empregos através de espaços de qualidade como um produto turístico de excelência.

É de realçar que a Musealização das Ruínas de Nossa Senhora da Conceição é cofinanciada pelo Camões Instituto no valor de 15.000 euros.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.