Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC apresenta projeto MARGULLAR 2

IPC apresenta projeto MARGULLAR 2

O Instituto do Património Cultural apresentou hoje o projeto MARGULLAR 2 durante a jornada de apresentação dos projetos aprovado com Cabo Verde na segunda convocatória do Programa Interreg MAC 2014/2020.

Um programa que se centra em cinco eixos principais: 1 Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação; 2. melhorar a competitividade das empresas; 3. Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão dos riscos; 4. Conservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos; 5. Melhorar a capacidade institucional e a eficiência da administração pública.

Ana Samira Silva Baessa, Diretora dos Museus e Gustavo Vieira Ruiz, responsável da área do meio ambiente e alterações climáticas (Província de Las Palmas, Gestão e Planeamento Territorial e Ambiental – GESPLAN), partilharam a apresentação do eixo 4 do programa com o projeto MARGULLAR 2, cujo objetivo é conservar, valorizar, e divulgar a história marítima através do património subaquático da macaronésia.

Projeto que conta com um financiamento global de cento e onze (111) mil euros destinados à melhoria de equipamentos museológicos e inovação dos conteúdos de interpretação e exposição dos museus ligados á temática do mar, como o Museu do Mar em São Vicente, o Museu de Arqueologia da Praia e o Núcleo de arqueologia da Boa Vista cujo edifício será reabilitado no quadro do Plano Operacional do Turismo – POT.

O projeto prevê ainda outras atividades como ações de formação e capacitação, mergulho para o inventário subaquático dos naufrágios e produção de conteúdos audiovisual.

Recorde que o projeto MARGULLAR, financiado pela União Europeia, foi concebido para a salvaguarda e valorização, sobretudo turística, do Património Cultural Subaquático (PCS) dos espaços pertencentes à Região da Macaronésia – Cabo Verde, Arquipélago dos Açores e da Madeira, Canárias e Senegal.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.