Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC apresenta projeto do roteiro turístico temático dos Municípios de Santiago

IPC apresenta projeto do roteiro turístico temático dos Municípios de Santiago

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora Administrativa e Financeira, Maria Semedo, da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e do técnico da direção do património imaterial Humberto Lima, recebe o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e presidente da Associação de Municípios de Santiago, Carlos Silva.

O objetivo do encontro foi socializar com a referida associação através do seu presidente, o projeto de criação de um roteiro turístico temático nos concelhos da ilha de Santiago.

Projeto, que nasceu após um estudo diagnóstico da valorização do património cultural na área do turismo (património imaterial, material e museológico) na Região de Santiago Norte e, que permitiu identificar, em cada município, as novas ofertas turísticas e reestruturar os produtos existentes de acordo com os objetivos estratégicos do destino, bem como a sustentabilidade e critérios de competitividade e ajustá-los às necessidades da demanda. Enquadrado no plano estratégico do turismo cultural, o roteiro permitirá que cada concelho tenha um segmento real ou potencial a ser atendido, enaltecer os elementos culturais que agregam valor ao destino enquanto produtos turísticos e dinamizar e organizar o setor turístico de olhos postos no desenvolvimento local através do envolvimento das comunidades na produção e promoção das ofertas.

Igualmente, este programa servirá não para fomentar a competitividade entre os concelhos, mas de complementaridade das ofertas e ou das atividades que podem ser encontradas em cada território.

Carlos Silva mostrou o total apoio do seu município na execução do projeto, bem como, enquanto presidente da associação dos municípios, solicitar o engajamento das demais edilidades na implantação das rotas turísticas temáticas na ilha de Santiago.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.