IPC apresenta projeto do roteiro turístico temático dos Municípios de Santiago

IPC apresenta projeto do roteiro turístico temático dos Municípios de Santiago

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora Administrativa e Financeira, Maria Semedo, da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e do técnico da direção do património imaterial Humberto Lima, recebe o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e presidente da Associação de Municípios de Santiago, Carlos Silva.

O objetivo do encontro foi socializar com a referida associação através do seu presidente, o projeto de criação de um roteiro turístico temático nos concelhos da ilha de Santiago.

Projeto, que nasceu após um estudo diagnóstico da valorização do património cultural na área do turismo (património imaterial, material e museológico) na Região de Santiago Norte e, que permitiu identificar, em cada município, as novas ofertas turísticas e reestruturar os produtos existentes de acordo com os objetivos estratégicos do destino, bem como a sustentabilidade e critérios de competitividade e ajustá-los às necessidades da demanda. Enquadrado no plano estratégico do turismo cultural, o roteiro permitirá que cada concelho tenha um segmento real ou potencial a ser atendido, enaltecer os elementos culturais que agregam valor ao destino enquanto produtos turísticos e dinamizar e organizar o setor turístico de olhos postos no desenvolvimento local através do envolvimento das comunidades na produção e promoção das ofertas.

Igualmente, este programa servirá não para fomentar a competitividade entre os concelhos, mas de complementaridade das ofertas e ou das atividades que podem ser encontradas em cada território.

Carlos Silva mostrou o total apoio do seu município na execução do projeto, bem como, enquanto presidente da associação dos municípios, solicitar o engajamento das demais edilidades na implantação das rotas turísticas temáticas na ilha de Santiago.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias

Contador de estórias na Escolas

Enquadradas nas atividades alusivas ao mês da Cultura e das Comunidades, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural