IPC apresenta novo projeto museológico do Museu Norberto Tavares

IPC apresenta, novo projeto museológico do Museu Norberto Tavares

Enquadrado nas atividades alusivas ao dia Internacional dos Museus, o Instituto do Património Cultural através da Direção dos Museus apresentou hoje, no Museu Norberto Tavares, Cidade de Assomada, o novo projeto museológico do referido museu.

Um projeto que visa introduzir uma nova dinâmica museográfica tornando, os conteúdos mais interativos, ao mesmo tempo que se diversificam os servições e atracões do museu que tem como patrono uma das grandes referências da cultura Cabo-verdiana, Norberto Tavares.

A ideia principal é redimensionar todo o espaço com enfoque na vertente do Museu, com uma mensagem clara e uma linha de orientação técnica bem definida, voltadas para a preservação da memória histórica e cultural ligada ao género tradicional, como sendo uma das grandes riquezas da alma das gentes das ilhas do arquipélago de Cabo Verde. O novo projeto museológico terá ainda o recurso a novas tecnologias de informação e comunicação (vídeos, multimédia, painéis / mesas interativas, Qr code, áudio-guias, etc).

Recursos estes, de grande valia na nova dinâmica museológica em termos de acessibilidade.

De realçar que a reorganização que se pretende dar ao Museu Norberto Tavares procura estar alinhado com as orientações constantes no Quadro Jurídico dos Museus e da Rede Museus de Cabo Verde, a ser implementado pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural.

Partilhar
Últimas Notícias

DIA MUNDIAL DO TURISMO

Comemora-se hoje o dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema “Repensando o Turismo”, onde a Organização Mundial do Turismo faz um apelo a