O Forte de São Veríssimo, um dos marcos históricos de Cidade Velha, está a passar por uma intervenção que visa a preservação e valorização das suas estruturas. A restauração e conservação do forte incluem a preservação dos seus elementos originais, como os canhões e estruturas defensivas, além de um processo de musealização, que permitirá integrar o monumento no circuito turístico da cidade, oferecendo aos visitantes uma experiência educativa sobre a sua importância histórica.
A área tem vindo a receber intervenções no âmbito do Projeto de Requalificação da Orla Marítima, financiado pelo Governo através do Fundo do Turismo. O objetivo é promover a valorização da zona costeira, reforçar a sua integração com a cidade, proporcionar espaços de lazer para os visitantes e de negócios para a comunidade local.
Com um investimento de mais de 30 mil contos na requalificação da Orla Marítima, a musealização do forte de São Veríssimo conta ainda com um financiamento do Fundo Africano do Património Mundial para a sua musealização.