Enquadrada nas atividades alusivas ao 14º Aniversário da Classificação da Cidade Velha a Património Mundial e dando seguimento a implementação do Termo de Compromisso assinado com os moradores da Rua da Banana, iniciaram as intervenções da I fase da reabilitação das coberturas de 7 moradias desta rua.
Cidade Velha, berço da Nação Cabo-verdiana, foi elevada, pela UNESCO, à categoria de Património da Humanidade, em junho de 2009. Um reconhecimento que, além de ressaltar a importância histórica do sítio, impõe responsabilidades institucionais acrescidas na sua gestão. Neste sentido, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC – Instituto do Património Cultural e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago – CMRGS, deram início às intervenções nas casas da Rua de Banana.
Uma ação de manutenção que será realizada a cada três anos, segundo o Termo de Compromisso e que visa manter o aspeto renovado destas coberturas enquanto elemento de grande valor no contexto da urbanização da Cidade Velha e da apropriação da comunidade ao seu património e entorno.
Um projeto importante numa altura em que estão em curso projetos estruturantes para a Cidade Velha no quadro da implementação do Plano de Gestão 2018-2022, eixo II – Gestão Urbana – Proteção da Paisagem Urbana Histórica e o eixo IV – Turismo e Indústrias Criativas.
Estas intervenções delineadas pelo Governo de Cabo Verde através do programa POT, financiados pelo Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo e pelo Banco Mundial, em mais de 200.000.000 (duzentos mil contos) tem por objetivo conciliar o desenvolvimento urbano e a proteção do Bem Património Mundial, potencializando-o no contexto do desenvolvimento sustentável, a melhoria do bem-estar da comunidade residente e envolvente.
Estas Intervenções abrangem 8 áreas: Requalificação da Sé – Misericórdia e Requalificação Largo do Pelourinho ambos em fase de envio para concurso;
Requalificação do Acesso a Fortaleza (estrada principal- Fortaleza);
Requalificação da Entrada da Cidade Velha (Achada Forte – zona do Pelourinho);
Requalificação Encosta de São Sebastião;
Requalificação Bairro de São Pedro (da Rua da Banana – Convento de São Francisco);
Caminho Vicinal da Ribeira (início da ribeira até águas verdes).