III Reunião do Comité de Seguimento do Projeto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde

A III reunião do Comité de Seguimento do Projeto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde, realizada hoje na sede do IPC, com a participação do novo Coordenador do Escritório de Cooperação Espanhola, Dr. Fernando Regiber Nuñez. A sessão teve como finalidade apresentar os progressos do projeto, avaliar os resultados alcançados até o momento e definir as ações a serem implementadas no período subsequente. A agenda da reunião contemplou a apresentação das atividades e dos gastos realizados, a proposta de programa de atividades para o período de setembro a dezembro de 2025 e a apresentação do plano orçamental correspondente.

As apresentações incluíram ainda a socialização para os membros do comité das ações de capacitação de guias turísticos em Santiago, bem como o projeto de conceção de itinerários e sinalética da rota dos faróis, assim como o programa de intervenções de reabilitação nos restantes faróis incluídos no projeto, caso do Farol do Leste (Santiago), e do Farol de Morro Negro (Boa Vista) cujas obras irão iniciar ainda este ano. Até o momento, três faróis, Dona Maria Pia, São José e Fontes Pereira de Melo, foram reabilitados e inaugurados. Os cinco faróis restantes, D. Luís, Leste, Dona Amélia, Morro Negro e Ponta Preta, já tem os projetos de intervenção concluídos e vão passar pelo processo de consulta de mercado para intervenção.

O Comité de Pilotagem do Projeto de Valorização dos Faróis Históricos integra representantes do Instituto do Património Cultural, do Escritório de Cooperação Espanhola, do Instituto Marítimo e Portuário, da DNP do Ministério das Finanças e do MNEC, reforçando a cooperação institucional para a execução das ações previstas e a valorização sistemática do património histórico e cultural em Cabo Verde.

Últimas Notícias