Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Homenagem a Norberto Tavares

Norberto tavares

Hoje lembramos Norberto Tavares, músico cabo-verdiano que dedicou sua vida a unir as comunidades diaspóricas através da música. Nascido em Cutelo, Santa Catarina, a 6 de junho de 1956, Norberto emigrou para Portugal nos anos 70, onde sua carreira musical floresceu.

Seu percurso artístico teve dois momentos distintos. Inicialmente, num período nacionalista, colaborou com Nhô Balta, influenciado pelas temáticas pós-coloniais do PAIGC. “Nôs Cabo Verde di esperança” foi um grito de mobilização para a reconstrução pós-colonial.

Contudo, desiludido com o sistema político, Norberto expressou abertamente sua oposição ao regime de partido único em Cabo Verde. Em 1989, lançou “Jornada di un badiu”, um manifesto político contra o status quo.

Norberto Tavares, além de músico, foi um crítico social incansável. Emigrando para os EUA em 1976, ele continuou a refletir sobre as experiências e desafios dos cabo-verdianos, destacando-se como ativista social. Sua música transcendeu fronteiras, abordando temas de igualdade, democracia e as conexões entre a terra natal e a diáspora.

Falecido a 26 de dezembro de 2010, Norberto Tavares deixou um vasto legado. Suas canções, tratadas como poesia em Cabo Verde, ecoam não apenas nas comunidades cabo-verdianas, mas em todo o mundo.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.