Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Fórum “Turismo Cultural na Ilha de Santiago”

Fórum “Turismo Cultural na Ilha de Santiago”

Aconteceu ontem, em Pedra Badejo – concelho de Santa Cruz, o fórum “Turismo Cultural na ilha de Santiago”. Promovido pelo Instituto do Património Cultural em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, o fórum contou com a presença das edilidades da ilha de Santiago, presidentes e responsáveis pelos pilares da cultura e do turismo, bem como agentes que trabalham direta ou indiretamente com o sector.

Na sua intervenção de abertura o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, realçou a importância do património como fator primordial na estruturação dos destinos e na promoção do segmento turismo cultural.

Sendo o turismo um dos setores chaves para a retoma da economia nacional, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas vem desenvolvendo projetos que possam dar o suporte necessário à indústria turística, com criação de novas ofertas que possam posicionar Cabo Verde como um destino turístico diferenciado.

Durante o fórum foram debatidos o turismo, o património cultural enquanto recurso para a promoção do desenvolvimento sustentável; o turismo cultural antes e pós- covid; estratégias e políticas para o sector com a socialização do Plano Operacional do Turismo, do Plano estratégico para o turismo cultural e do “Roteiro Cultural Santiago Norte”.

Igualmente foi abordada a importância do engajamento da população local, dos agentes turísticos, das Câmara Municipais e do governo de Cabo Verde através dos ministérios, na exploração de novas ofertas a partir dos recursos existentes, na disposição de serviços quantitativos e qualitativos, e, no acautelamento de que todos os destinos internos estejam munidos de estruturas capazes de garantir um turismo cultural de qualidade.

De realçar que no âmbito do eixo IV (Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso) do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades, PRRA, financiado pelo Governo de Cabo Verde, o MCIC tem executados projetos, em todo o país, de reabilitação de edifícios históricos culturais com foco, para além da sua salvaguarda, na promoção do turismo cultural.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.