No seguimento da assinatura dos contratos de financiamentos com os 12 grupos de Tabanca formalmente constituídos, o Ministério da Cultura e das indústrias Criativas através do IPC já procedeu o pagamento do valor contratualizado com todos os grupos.
Com um valor global de 2.400.000$00 (dois mil e quatrocentos contos), esta quantia destina-se à realização de atividades culturais recreativas, lúdicas e pedagógicas, aquisição de instrumentos musicais e confeções de indumentárias e organização das festividades do corrente ano.
Trata-se de um apoio que vem na linha da política de valorização da Tabanca enquanto parte do Património Imaterial de Cabo Verde e que integram outras medidas, nomeadamente, o apoio técnico para o processo de documentação, melhoria dos espaços de interpretação, reabilitação das capelas e casas de tabanca entre outros.
O foco é garantir a preservação, perpetuação desta importante manifestação cultural e preparar sua candidatura a património cultural imaterial da humanidade.