Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Festividades de São João Baptista – Património Cultural Imaterial Nacional

Festividades de São João Baptista- Património Nacional

Celebra-se hoje, o dia de São João Baptista. Uma festa de romaria celebrada um pouco por todo Cabo Verde mas que tem uma maior expressividade em Porto Novo (Santo Antão), Nova Sintra (Brava) e São Vicente.

As celebrações de maior expressão acontecem na festa de São João no Concelho do Porto Novo, onde destaca a massa popular que acompanha a peregrinação repleta de elementos simbólicos, lúdico-religiosos e coreográficos

As festas de São João Baptista estão, ainda, associadas a uma série de atividades e práticas que extrapolam a sua dimensão puramente religiosa como a parte gastronómica, as tradicionais corridas de cavalos, jogos de azar geralmente proibidos em outras ocasiões, a dança do cola san jon; as práticas divinatórias do ovo partido num copo de água para se ler o destino, os bailes populares, entre outras atividades culturais.

Em 2017, o IPC, através da Direção do Património Imaterial, realizou o inventário de base comunitário nas comunidades detentoras desta festividade, que culminou na sua classificação, a 23 de novembro, como Património Cultural Imaterial Nacional, apoiada na necessidade da continuidade do bem e dos critérios do seu valor para a memória e identidade.

Neste momento, está a ser finalizado o “Catálogo de São João Baptista” que resgata todo o ritual e ciclo de festividades deste importante património imaterial nacional.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.