Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Exposição temporária “Brinquedos, brincadeiras e jogos tradicionais de outrora”

Exposição temporária Brinquedos, brincadeiras e jogos tradicionais de outrora

Aconteceu hoje no Museus Etnográfico da Praia a abertura da exposição temporária “Brinquedos, brincadeiras e jogos tradicionais de outrora”.

Uma exposição que se enquadra no âmbito da rotatividade dos conteúdos do museu e pretende resgatar e valorizar a prática dos jogos tradicionais enquanto parte do património lúdico que refletem tradições culturais e vivências, que importa preservar e salvaguardar para a revitalização da memória coletiva e o conhecimento das presentes e futuras gerações.

Os brinquedos, brincadeiras e jogos tradicionais fazem parte do folclore infantil e refletem tradições culturais de um povo, enquanto património lúdico que importa preservar e salvaguardar para a revitalização da memória coletiva e o conhecimento das presentes e futuras gerações.

Em Cabo Verde, à semelhança do que tem acontecido em todo o mundo, os brinquedos e jogos tradicionais têm caído em desuso devido às transformações socioculturais, nomeadamente à substituição por brinquedos modernos e industrializados, à massificação das tecnologias (televisão, jogos eletrónicos, etc.), mas também aos fatores sociais como mudanças nas rotinas familiares e a configuração de novos espaços de lazer e socialização para crianças, jovens e adultos.

Assim, na senda da valorização destas práticas enquanto herança cultural, cabe ao Instituto do Património Cultural, através da Direção dos Museus, promover a sua salvaguarda e valorização. No evento participaram crianças e idosos do centro de idosos da Câmara Municipal da Praia, num momento de interação e troca de vivências e experiências entre as duas gerações.

A exposição estará patente por um período de três meses.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.