Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Escavações arqueológicas em Alcatraz, São Domingos

arqueologia-nossa-senhora-da-luz-alcatraz-ipc-18-2b46a

O Instituto do Património Cultural representado pela Diretora substituta da Direção dos Monumentos e Sítios, Sandra Mascarenhas, recebeu esta manhã, a equipa de arqueólogos da Universidade de Cambridge, Cristopher Evans e Marie Louise, para articulações quanto à retoma das escavações arqueológicas em Alcatrazes, Nossa Senhora da Luz, de 1 a 11 de novembro.

Uma retoma que tem como principais ações:

1. Alcatrazes – site da fundação portuguesa:

a) estabelecer a extensão e gravidade dos danos causados recentemente; b) encontrar as partes mais bem conservadas; c) escavar com sonda para recuperar mais material para datação e exibição futura; d) coleta de história oral; e) iniciar a avaliação do potencial turístico local.

2. Alcatrazes – site luso-africano:

a) trabalhos adicionais para estabelecer a extensão do local; b) escavação para recuperar mais material para datação; c) levantamento de drones; d) avaliação das necessidades de conservação e potencial turístico.

Com esta prospeção, que teve sua primeira fase em 2012, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a história daquele sítio, classificado como património nacional, que fora em tempos, a Capitania do Norte, no mesmo período que a Cidade Velha.

Instituída no século XV, a capitania de Alcatraz teve como seu primeiro capitão- donatário Diogo Afonso, num reconhecimento régio em virtude da descoberta das ilhas do Barlavento.

Há que realçar que as escavações serão realizadas em parceria com a Câmara Municipal de São Domingos, sendo que no dia 12 de novembro acontecerá a conferência “História e arqueologia de Alcatraz”.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta