Equipa do IPC visita capela da Tabanca de Lém Cabral

equipa-do-ipc-visita-capela-da-tabanca-de-lem-cabral

Os técnicos do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Silva, Humberto Lima e Adalberto Tavares, visitaram a capela da tabanca de Lém Cabral sito no Município de Santa Catarina.

O propósito da visita foi constatar in loco as condições de criação de um Núcleo Museológico da Tabanca. Um projeto museográfico para a criação de um centro de interpretação nesta localidade que vive as festividades da tabanca com fervor.

A criação do Núcleo Museológico da Tabanca enquadra-se dentro do programa de valorização da tabanca financiado pelo fundo de turismo desde 2017.

Programa este, que institui o financiamento a grupos de tabanca, a realização do inventário da tabanca nas ilhas de Santiago e Maio, a classificação da tabanca a património nacional, bem como o plano da sua salvaguarda, tendo como uma das suas principais valências a reabilitação das capelas e a instituição de espaços de interpretação nas comunidades.

Para além da criação do Núcleo Museológico da Tabanca em Lém Cabral, irá se fazer o arranjo exterior com a criação de um caminho de acesso ao núcleo e a identificação e sinalização do percurso da procissão.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias

Contador de estórias na Escolas

Enquadradas nas atividades alusivas ao mês da Cultura e das Comunidades, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural