Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Encerramento do Seminário da Divulgação da Lista Indicativa de Cabo Verde na UNESCO

Encerramento Lista Indicativa

Foi realizado durante dois dias, (13 e 14 de julho) no Arquivo Nacional de Cabo Verde, o Seminário da Divulgação da Lista Indicativa de Cabo Verde da Unesco.

O foco do evento promovido pelo Instituto do Património Cultural e financiado pelo Centro do Património Mundial, foi difundir os bens inscritos na lista indicativa, enfatizando os valores culturais e naturais, e conscientizar os agentes que atuam diretamente na gestão dos bens, para a necessidade de uma gestão sustentável.

Durante o discurso de encerramento, o Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes sublinhou a importância da sensibilização e inclusão da comunidade no processo de preservação, salvaguarda e promoção do bem para o desenvolvimento da economia local, através um dos setores chaves da economia do país, o Turismo.

Por sua vez, a Secretária Executiva da Comissão da UNESCO para Cabo Verde, Carla Palavra, afirmou que o projeto de divulgação da lista indicativa é um claro movimento de aproximação e que vai além da identificação e proteção do património cultural, da pesquisa científica e de todo o trabalho técnico que conquistas como estas implicam. E, que para se garantir o conhecimento e reconhecimento do valor dos nossos bens patrimoniais e dos riscos que os assolam é do necessário o envolvimento dos diferentes atores para assegurar uma gestão eficaz dos bens.

O seminário teve como facilitador o técnico do IPC, Charles Akibodé que durante a sua comunicação falou sobre a convenção do património mundial, cultural e natural, a missão do Centro do Património Mundial, as orientações técnicas para a aplicação da convenção do património mundial, a lista indicativa no contexto nacional e a sua importância.

O jurista Marcelo Araújo, também facilitador, no decurso a sua explanação apresentou o Quadro Jurídico Nacional do Património Cultural Nacional: aspetos jurídicos e a sua evolução, ratificação da convenção do património mundial e as suas implicações.

Deste seminário espera-se a incrementação do conhecimento dos Bens inventariados na Lista Indicativa de Cabo Verde; A aprendizagem da Convenção do Património Mundial e do Guia Operacional, enquanto orientações técnicas para sua aplicação; Uma maior articulação entre os agentes gestores dos Bens dos Lista Indicativa de Cabo Verde; E a preservação os valores que norteiam os bens da Lista Indicativa Cabo Verde.

216536529_4052417791479893_8698333118631352131_n
Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta