Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Edifício histórico no Plateau albergará o Museu de Arqueologia

museu arqueologia

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, e a Diretora dos Museus de Cabo Verde, Ana Samira Silva Baessa, recebeu o arquiteto Gersílio Lima para a apresentação do projeto de reabilitação do edifício “Cor de Rosa”, sito no Plateau, onde será instalado o futuro Museu de Arqueologia.

Um projeto que resulta da parceria entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, responsável pelo edifício enquanto Património do Estado e uma instituição bancaria nacional, enquanto investidor e que irá financiar a reabilitação do edifício.

Sendo este um edifício histórico e localizado num Centro Histórico Património Nacional, durante a apresentação o presidente do IPC realçou a relevância e a necessidade da preservação de todos os traços arquitetónicos originais, realizando técnicas modernas de intervenções sem haver a necessidade de demolição, tendo sempre como foco as boas práticas utilizadas na reabilitação dos imóveis de valor histórico e patrimonial.

Assim, a proposta de intervenção pauta pela conciliação entre a preservação do património arquitetónico e os traços da arquitetura moderna numa clara delimitação temporal. Por outro, a proposta assegura o cumprimento de todas as necessidades do Museu, nomeadamente as exigências do novo quadro legal, à acessibilidade, num momento em que uma das prioridades do MCIC tem sido garantir e massificar o acesso físico e fruição intelectual aos bens e equipamentos culturais e museais, e consequentemente à cultura.

De realçar, que a proposta do projeto seguirá nesta fase à Câmara Municipal da Praia para efeitos de aprovação.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.