O Reino de Espanha tem-se afirmado como um parceiro estratégico de Cabo Verde na área do património cultural, através do financiamento de projetos estruturantes e da promoção de uma cooperação técnica duradoura. Entre os investimentos mais relevantes destacam-se os realizados na Cidade Velha entre 1998 e 2006 que culminaram com a classificação do Sítio como Património Mundial.
Mais recentemente foi aprovada a subvenção para a Valorização dos faróis Históricos de Cabo Verde cujo projeto está a ser implementado, estando concluído a reabilitação em 3 faróis, Maria Pia, Fontes Pereira de Melo e Porto Inglês.



No âmbito deste interesse partilhado pela valorização do património cultural cabo-verdiano, o Diretor da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Antón Leis García, efetuou uma visita à Cidade Velha, Património Mundial da UNESCO, acompanhado pela Presidente do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Silva Baessa, e pelo Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira. Durante a visita, foram percorridos locais emblemáticos e que foram objetos dos financiamentos da Cooperação Espanhola como o Forte Real de São Filipe, Praça Central do Pelourinho, a Rua Banana e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Estes investimentos da cooperação espanhola em Cabo Verde foram essenciais para a conservação deste património, a preservação da sua integridade e o desenvolvimento turístico contínuo deste sítio.




