Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Direção do IPC reúne com Conselheira Regional da Cultura para a África Ocidental-Sahel do Escritório da UNESCO e Dakar, Adèle Nibona

Direção do IPC reúne com Conselheira Regional da Cultura para a África Ocidental-Sahel do Escritório da UNESCO e Dakar, Adèle Nibona

A Direção do Instituto do Património Cultural, representados pela Diretora Administrativa e Financeira, Maria Semedo, pela Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e pela Diretora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas, reuniu esta manhã com a Conselheira Regional da Cultura para a África Ocidental-Sahel do Escritório da UNESCO em Dakar, Adèle Nibona, acompanhada do Coordenador do sector da cultura da UNESCO em Dakar, Moussa Welle.

Um encontro que serviu para a apresentação dos principais projetos que o IPC tem em curso neste momento, alguns, inclusive, que contam com o apoio técnico e financeiro do Gabinete da UNESCO em Dakar.

A nível da Direção dos Museus projetos como os museus acessíveis, o projeto de reabilitação do Forte Duque de Bragança, a reabilitação do ex edifício Da Alfandega Velha onde albergará o futuro museu de Arqueologia da Boa Vista, que contará com o apoio técnico da UNESCO de Dakar para a sua montagem, o primeiro parque arqueológico subaquático de Cabo Verde, o novo projeto museográfico do Museu Norberto tavares, a criação do museu Nacional na ilha do Sal, a reorganização do Museu Municipal de São Filipe na ilha do Fogo.

Ainda foi apresentado o Gabinete de Educação Patrimonial do IPC que apoio toda a dinâmica a nivel dos serviços educativos de todas as direções.

Na direção dos Monumentos e Sítios neste momento está-se a implementar o prémio Melina Mercouri que Cabo Verde recebeu para o parque natural de Cova, Paúl e Ribeira da Torre, que integra a lista indicativa da UNESCO e que deve ser nos próximos tempos um dos sítio a integrar a lista de Património Mundial.

Igualmente estão em fase de efetivação a consolidação do projeto de inventário do património imóvel, programa de reconversão patrimonial desenvolvido em parceria com o Ministério das Finanças através da Direção do Património do Estado e o Ministério do Turismo.

Para a Cidade Velha, Património Mundial, vai iniciar-se a implantação do programa da reabilitação das casas da rua banana, a reabilitação do Forte São Veríssimo, a atualização do plano de gestão da Cidade Velha, para o horizonte 2023 – 2028 onde espera-se poder contar com a expertise do gabinete da UNESCO Dakar.

O Sítio histórico é beneficiário do projeto “Gestão do património pós-covid” financiada pelo fundo do Japão e a requalificação de toda a zona histórica, financiado pelo Banco Mundial.

Quanto à Direção do Património Imaterial está-se a trabalhar no plano de valorização da tabanca, que incorpora um projeto maior que é a preparação da candidatura deste bem a património imaterial da humanidade.

Nos domínios das tradições orais está em curso o processo de tratamento documental, o levantamento e a edição e publicação de obras, a valorização da Cimboa, da olaria tradicional. E, tem-se trabalhado nos roteiros turístico culturais.

A nível geral o IPC está neste momento na fase da regulamentação do seu quadro jurídico e do Gabinete de Educação Patrimonial.

Após conhecer estes projectos, Nibona expressou a sua satisfação na forma como tem desenvolvido a cooperação entre o escritório da Unesco em Dakar e o IPC. Esta relação que tem como chapéu as quatro convenções que Cabo Verde ja ratificou mormente as de 1972, 2001, 2003 e 2005.

Nibona encoraja ainda o IPC a continuar o processo de documentação dos bens e a apostar em novas candidaturas tanto nos domínios do Património cultural e natural como Imaterial.

Estiveram também presente no encontro o coordenador do Gabinete de Educação Patrimonial, Admilson Mendes e a representante da Secretária Executiva da Comissão da UNESCO em Cabo Verde, Fátima Barbosa.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.