Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

DIA MUNDIAL DO TURISMO

DIA-MUNDIAL-DO-TURISMO

Comemora-se hoje o dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema “Repensando o Turismo”, onde a Organização Mundial do Turismo faz um apelo a todos para uma reflexão, sobre o que fazer e como fazer o turismo.

Em Cabo Verde a atividade turística é um dos principais eixos de desenvolvimento sustentável com efeitos macroeconómicos importantes, sobretudo, no Produto Interno Bruto (PIB).

Com a pandemia do COVID-19 o turismo foi fortemente penalizado, o que interpela as autoridades, mormente as ligadas ao sector do turismo para novas abordagens assentes na potencialização dos recursos endógenos numa perfectiva de sustentabilidade.

Neste particular, a intervenção do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural tem tido foco na implementação de projetos que concorrem para a qualificação e diversificação da oferta cultural.

Projetos estruturantes como o inventário dos recursos culturais, a reabilitação de monumentos históricos, a criação e qualificação dos museus e centros interpretativos em todas as ilhas são alguns dos exemplos destas intervenções.

O objetivo é tornar o património cultural um produto turístico de excelência com impacto a nível social e económico.

Só nó primeiro semestre de 2022 os Museus de Cabo Verde receberam mais de dez mil (10.000) visitantes, e o roteiro turístico cultural da Cidade Velha, Património Mundial, quase nove mil (9.000) turistas.

Até o final deste ano está previsto a concretização de mais projetos que para além de inovar as infraestruturas culturais, possam contribuir para um turismo sustentável, resiliente, onde as comunidades, valorizando o seu património e o saber fazer, são impactadas diretamente com os ganhos provenientes da atividade turística.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta