Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Conversa sobre valorização e elevação da Morna a Patrimônio da Humanidade – Em São Domingos

Conversa sobre valorização e elevação da Morna a Patriônio da Humanidade – Em Sã Domingos

Alunos do 7º ano da Escola Secundária Fulgêncio Tavares, tiveram a oportunidade de numa conversa aberta, conhecer traços históricos que envolvem o surgimento da morna, a importância deste género musical na vivência do povo das ilhas, e os aspetos que o significam enquanto Património da Humanidade.

Foi também sujeito de conversa o Patrono desta Escola, Fulgêncio Tavares, mais conhecido por Anu Nobu uma das figuras incontornáveis da cultura nacional e em particular da Morna.

São Domingos é um Município com fortes dinâmicas culturais, sendo inclusive berço de nomes destacados no panorama musical, como Manel de Candinho, Pascoal Di Nha Bebé, Kim di Nanda e Untoni Denti Oru.

A ação da “MorNa Kumunidade” destaca, assim, o papel vital da comunidade na preservação e promoção desse gênero musical, assegurando o acesso das comunidades a sua herança cultura, neste caso específico à Morna, Património da Humanidade.

De recordar que esta é a segunda sessão realizada no mês de dezembro, tendo sido a primeira na Escola Secundária de Salineiro, com a participação especial da interprete Ineida Moniz, e ambas enquadradas nas celebrações da semana da Morna (Dia Nacional da morna e aniversário da Classificação).

Partilhar

Chantier-École Internacional -Santiago 24

Cidade Velha, acolhe no quadro dos 15º aniversário da sua classificação a Património Mundial o primeiro Chantier-École Internacional de Arqueologia Subaquática, entre os dias 1