Conversa aberta “História e arqueologia de alcatraz: entre o passado e o, futuro”

Conversa aberta “História e arqueologia de alcatraz entre o passado e o, futuro”

Aconteceu, hoje, 12 de novembro, na Baía do Alcatraz, uma conversa aberta sobre a “História e arqueologia de Alcatraz: entre o passado e o futuro” promovida pelo Instituto do Património Cultural e a pela Câmara Municipal de São Domingos.

Um evento que aconteceu no quadro da retoma das escavações arqueológicas no sítio e cujo objetivo foi partilhar as descobertas e os usos da arqueologia na projeção e promoção do sítio histórico, outrora sede da capitania do norte, recuperar os trabalhos realizados nos finais de 2018 e trazer novas luzes sobre a história da capitania, em termos de assentamentos humanos, assim como da própria cultura material, presente sobretudo nos vestígios ligadas à produção cerâmica.

Chris Evans e Marie Louise, arqueólogos da Universidade de Cambridge que conduziram as escavações, falaram sobre a arqueologia da colonização portuguesa em Alcatrazes e as suas consequências e as histórias que os achados contam, consecutivamente.

Dr. José Carlos Gonçalves, docente da Unipiaget e mestre em património, turismo e desenvolvimento, explanou sobre o Alcatraz como novo destino turístico no quadro do desenvolvimento do turismo cultural, religioso e gastronómico, apontando as potencialidades do sítio património nacional, que podem ser aproveitadas como oferta turística.

Para além da comunidade e do pároco local, o evento contou com a presença dos alunos do curso de traduções e interculturalidades da Universidade de Jean Piaget.

Partilhar