Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Conversa aberta “A importância da zona de expansão da Cidade Velha, enquanto estratégia de preservação do sítio histórico património mundial”

290907587_1157913874753123_5117527092931103820_n

No âmbito das atividades alusivas ao 13º aniversário da elevação da Cidade Velha a Património Mundial, aconteceu na passada sexta-feira no Centro Cultural do sítio histórico, uma conversa aberta sobre “A importância da zona de expansão da Cidade Velha, enquanto estratégia de preservação do sítio histórico património mundial” com o arquiteto e urbanista Amândio Tavares.

Um projeto cujo objetivos centram-se em preservar e assegurar o crescimento ou expansão natural da Cidade Velha; Aliviar a pressão demográfica e de construção na Cidade Velha; Transferência das administrações (central e local) do município a zona de expansão e transformar Cidade Velha numa zona de excelência cultural, turístico e religioso; Construção de um novo paradigma e narrativa a nível do urbanismo e panejamento a nível regional; Descentralização a nível municipal; E maior desenvolvimento das localidades de Calabaceira, Bota Rama e Salineiro.

Durante a sua explanação Amândio Tavares explicou que a expansão da Cidade Velha, proporcionará ao sítio melhores com condições para a construção de uma nova centralidade que pode mudar positivamente a atual narrativa e paradigma na região e em todo Cabo Verde, aliviar a pressão urbanística e demográfica na cidade da Praia, impulsionando assim uma nova perspetiva de desenvolvimento.

Os participantes do evento mostraram-se satisfeitos com o projeto e acreditam que o mesmo irá resolver problemas de carácter urbanístico que se tem vivido no sítio histórico, património mundial. O próximo passo é a sua socialização junto das entidades competentes e ainda a canalização de recursos para a sua efetivação.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.