Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Contratualização do Plano de Salvaguarda da Cidade Velha, Património Mundial

sitio-historico-cidade-velha-patrimonio-mundial-ipc-13-88647

O Plano de Salvaguarda da Cidade Velha, Património Mundial é projetado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do IPC no quadro da gestão do Sítio e financiado pelo Governo de Cabo Verde através do Banco Mundial no quadro do Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul.

Trata-se de um documento inédito no contexto da Cidade Velha classificada como Património Nacional (1990) e Património Mundial (2009).

O Projeto com a duração de 9 meses é elaborado por um consórcio de empresas Cabo-verdianas, Espanhola e Canarina.

Este é o mais importante documento de preservação dos atributos e do valor universal excecional da Cidade Velha no contexto da sua Paisagem Urbana Histórica e que integra as perspetivas de médio e longo prazo em relação ao seu desenvolvimento e crescimento urbano.

O Plano de Salvaguarda da Cidade Velha é o primeiro projeto contratualizado no quadro do grande investimento do Governo de Cabo Verde, através do Banco Mundial, num montante global de 1,520,000 USD e que visa garantir a Valorização da Cidade Velha enquanto Património Mundial e importante polo de atração turística nacional.

De realçar, que no quadro do mesmo Financiamento do Banco Mundial está a ser finalizado 2 dos 8 projetos estruturantes de Requalificação Urbana e Ambiental, Sé à Misericórdia e da Praça do Pelourinho e ainda o esboço para a elaboração do Plano de gestão da Cidade Velha (2024/2028).

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta