Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Conservação e restauro do Pelourinho

Conservação e restauro do Pelourinho

Está a acontecer na Cidade Velha, Património Mundial, o processo de conservação e restauro do Pelourinho.

O cartão postal do sítio histórico, construído no século XVI, sofreu danos nos finais do mês de maio, devido aos fortes ventos que causaram a queda do coqueiro em cima do monumento.

A conservação e restauro do Pelourinho passa pela limpeza das partes metálicas (ferro) com materiais apropriados e com recurso a alguns reagentes para estancar a oxidação, limpeza das pedras e correção de fissuras da estrutura do imóvel.

Ainda, será removida a esfera armilar localizado na parte superior do pelourinho para a sua restauração e posteriormente realocação, bem como a realização da conservação da base do monumento.

Esta conservação e restauro se enquadra no eixo II – Desenvolvimento Urbano: Conservação e Valorização da Paisagem Urbana Histórica do Plano de Gestão da Cidade Velha, 2019-2022, cujo objetivo é promover um maior equilíbrio entre a conservação do património cultural e natural e o desenvolvimento urbano aprimorando o aspeto visual da paisagem e diversificação das ofertas turísticas.

Recorde que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas tem delineado e executado projetos de intervenções nos monumentos históricos sitos na Cidade Velha, Património Mundial, mormente a reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a construção do passadiço na Fortaleza de São Filipe, e os mais recentes, a reabilitação do Forte de São Veríssimo e a musealização das Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

São projetos que dão uma outra roupagem e dinâmica ao turismo cultural e à economia do único sítio de Cabo Verde Património Mundial, promovendo assim uma maior qualidade de vida à população local.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.