Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Comemora-se hoje, 26 de junho de 2020, o XIº aniversário da elevação de Cidade Velha a Património Mundial pela UNESCO.

comemora-se-hoje-26-de-junho-de-2020-o-xi-aniversario-da-elevacao-de-cidade-velha-a-patrimonio-mundial-pela-unesco

Um motivo de orgulho para os cabo-verdianos e para toda a humanidade, julgando pela grandeza histórica, nomeadamente entre os séculos XV e XVI, do sítio.

A sua elevação a Património Mundial trouxe ganhos significativos para este legado quinhentista, que vai desde o aumento das taxas turísticas, que resultaram num aumento dos investimentos de privados no setor, assim como os projetos públicos que desde 2009 vem sendo empregues com foco na sua prevenção, conservação e salvaguarda.

Neste sentido, o Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, traçou um Plano de Gestão horizonte 2022, aprovado pela UNESCO, com o objetivo de “proteger e valorizar o legado histórico e patrimonial da Cidade Velha para memorar a ancestralidade mestiça e perpetuar um lugar comum, onde a história universal se confluí e a comunidade se reconhece”.

Entre eles, As obras de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a requalificação urbana do Sítio Histórico que irá facilitar a caminhada entre o imponente Forte Real de São Filipe, e o centro populacional da Cidade, o projeto “Pintar as fachadas das casas de Cidade Velha,

Património Mundial”, e as contínuas ações de sensibilização da população para importância da preservação e valorização do património berço da nação cabo-verdiana.

São projetos ambiciosos, e que darão certamente uma outra roupagem e dinâmica à Cidade Velha a nível turística e cultural.

O nosso objetivo é continuar a trabalhar para fazer de Cidade Velha, um exemplo de preservação patrimonial tanto a nível de África como mundial, alinhando sempre os nossos projetos com os demais instrumentos de gestão integrada e sustentável do território, seja a nível internacional, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, (ODS) e nacional, Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, (PED´s), e o Programa de Governo da IX Legislatura.

Este ano, face a situação sanitária atual (Covid-19), declarada pela Organização Mundial da Saúde- OMS, e em linha com as recomendações emitidas pelo Governo de Cabo Verde, as atividades comemorativas do XI aniversário da inscrição da Cidade Velha na Lista do Património Mundial, não incluirá atividades que implicam ajuntamento de pessoas.

PARABÉNS CIDADE VELHA, PATRIMÓNIO MUNDIAL

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.